Gastronomia

Além de passeios inesquecíveis a cidade de Foz do Iguaçu possui inúmeras opções gastronômicas. A culinária regional é fruto da diversidade cultural encontrada no município. Cosmopolita por natureza, com mais de 65 etnias em seu território, Foz do Iguaçu possui estabelecimentos especializados em comidas de algumas de suas colônias. As mais representadas são a culinária chinesa, italiana, argentina, paraguaia, libanesa, alemã e espanhola.

O prato típico da região é o Pirá de Foz. Em tupi guarani, pirá significa peixe e, em sua receita original, o peixe usado é o surubim, de carne saborosa, encontrado nos rios da região. A base da iguaria é o surubim e o molho de gengibre e mandioca. O dourado também é muito utilizado no prato. Também merece destaque a culinária libanesa, em especial, o popular o shawarma. O prato é originalmente composto de fatias finas de frango ou carne assados em espeto vertical e servidas no pão sírio com legumes e outros acompanhamentos.

Tornou-se popular na Europa como comida rápida, graças à influência de imigrantes do norte da África e da Turquia. Em Foz do Iguaçu se popularizou com a chegada dos imigrantes libaneses que vivem na tríplice fronteira. Logo se expandiu para toda região oeste do Paraná, onde é popular em várias cidades. Em algumas localidades tem variações e é conhecido ainda como “churrasco grego”.