• Alexandre Pereira

    Oficina Pedagógica: “Responsabilidade Social e Sustentabilidade”.

    Alexandre é coordenador do curso de Comércio Exterior da Unisinos (RS), professor de empreendedorismo, inovação, negociação e negócios internacionais. Membro do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação da UNISINOS, e do Comitê da Indústria Criativa da cidade de Porto Alegre, em que representa o CRA-RS.
     

  • André Pereira de Carvalho

    Palestra de Abertura: “Administração e Sustentabilidade

    Professor e vice-coordenador do Curso de Graduação em Administração da FGV/EAESP e Pesquisador do Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces). Doutor e Mestre pela FGV/ EAESP- na linha de Gestão Socioambiental. Coordenou as atividades de Desenvolvimento Institucional da ONG Amigos da Terra – Amazônia Brasileira, onde fomentou projetos ligados à produção e consumo sustentáveis, além de desenvolver iniciativas de empreendedorismo e disseminação de informação sobre a Amazônia Legal.

  • Cláudia Griboski

    Seminário Nacional ANGRAD/INEP/MEC/CFA/CNE - ENADE: dúvidas e soluções"

    Diretora de Avaliação da Educação Superior do INEP/MEC. Presidente da Red Iberoamericana para el Asseguramento de la Calidad en la Educación Superior (RIACES). Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (unB). Coordena a implementação dos programas governamentais: Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), Sistema de Avaliação das Escolas de Governo (SAEG), Sistema de Acreditação Regional do Mercosul (ARCU-SUL) e Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras (REVALIDA).

  • Eric Talavera Campbell

    Palestra Internacional: Sustentabilidade no Ensino e nas Organizações

    Diretor Executivo da EQUAA (Education Quality Accreditation Agency), Diretor Executivo da Hoper Peru, professor da Universidad de San Martin de Porres (USMP) e da ESAN Graduate School of Business. 

  • Fábio Abdala

    Caso de Ensino: FGV/EBAPE e Alcoa

    Gerente de Sustentabilidade da Alcoa para a América Latina e o Caribe e está na empresa desde 2007, quando assumiu a coordenação do programa Juruti Sustentável. Tem 15 anos de experiência profissional nos setores privado, público e terceiro setor. É graduado em Ciências Sociais, com Mestrado em Ciência Política pela Universidade de Campinas (Unicamp) e Doutorado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB).

  • Flávio Carvalho de Vasconcelos

    Oficina Pedagógica: “O aspecto multidimensional da avaliação de qualidade da educação”.

    Diretor da FGV/EBAPE (RJ). Doutor em Administração (Ph.D. in Management) concluído com distinção (Mention Très Honnorable avec les Félicitations du Jury) na Ecole des Hautes Etudes Commerciales de Paris (HEC); Mestre em Sociologia pelo Institut d' Etudes Politiques de Paris; Graduado em Direito pela Faculdade de Direito da USP e em Administração Pública pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV/EAESP).

  • Joaquim José Soares Neto

    Seminário Nacional ANGRAD/INEP/MEC/CFA/CNE - ENADE: dúvidas e soluções"

    Membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES), Conselheiro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE), e faz parte do Conselho Científico da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (Abave). Professor Titular do Instituto de Física da Universidade de Brasília, foi Presidente do INEP/MEC.

  • Jorge Miguel Samek

    Palestra: Momento 50 anos da profissão - Tema: Administração e Sustentabilidade

    Jorge Miguel Samek é diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional desde 2003. Formado em Engenharia Agronôma pela Universidade Federal do Paraná. 

  • Manolita Correia Lima

    Oficina Pedagógica: “Metodologia e elaboração de artigos científicos”

    Editora Científica da Revista Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP). Possui graduação em Ciências Sociais - Universite de Paris III (Sorbonne-Nouvelle), mestrado em Sociologia dos Espaços Construídos - Universite de Paris VII - Universite Denis Diderot e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora titular da Escola Superior de Propaganda e Marketing.

  • Mauro Kreuz

    Seminário Nacional ANGRAD/INEP/MEC/CFA/CNE -  ENADE: dúvidas e soluções"

    Diretor da Câmara de Formação Profissional do Conselho Federal de Administração (CFA). Presidente do Conselho Consultivo da ANGRAD. Presidiu a ANGRAD quatro vezes. É Administrador, Consultor, Assessor, Pesquisador e Professor na Thalenthus Consultoria Assessoria e Capacitação.

  • Nério Amboni

    Oficina Pedagógica “Mudanças no projeto pedagógico e o Enade”

    Graduado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Nério Amboni possui mestrado também em Administração e doutorado em Engenharia de Produção, ambos pela UFSC. Professor associado do Departamento de Administração Empresarial do Centro de Ciências da Administração e Sócioeconomicas ESAG da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC.

  • Norman de Paula Arruda Filho

    Oficina Pedagógica: “Sustentabilidade e Ensino da Administração”.

    Presidente do Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE). Doutor em Gestão Empresarial Aplicada, pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, ISCTE, Portugal (2012). Atual Presidente do Instituto Superior de Administração e Economia – ISAE, conveniado à Fundação Getulio Vargas, membro do Comitê Brasileiro do Pacto Global (CBPG). Integrou o grupo que criou os Princípios para Educação Empresarial Responsável (PRME) da ONU, diretrizes que desde 2007 norteiam a gestão de mais de 500 Escolas de Negócio do mundo todo.

  • Richard E. Sorensen

    Palestra Internacional: “Padrões internacionais de qualidade para a garantia do aprendizado dos alunos (Assurance of Learning)”

    Reitor Emérito da Pamplin College of Bussiness/Virginia Tech. Na AASCB há 24 anos, é hoje e é consultor especial da presidência e CEO para Economias Emergentes. Já apresentou mais 50 palestras e seminários pela AASCB por todo o mundo. É PhD pela NYU Stern School of Business e bacharel em Engenharia Elétrica pelo Brooklyn Politechnic Institute .

  • Rui Otávio Bernardes de Andrade

    VIII Senangrad:  “Padrão ENADE: como planejar a aprendizagem e a avaliação num cenário de alta competitividade?

    É Doutor em Engenharia de Produção pela UFSC. Possui Graduação em Administração pela atual Faculdade Mackenzie - Rio, Graduação em Direito pelo Centro Universitário Bennett, Master em Business Administration - University of Wiscosin, Mestrado em Administração Pública e Governo pela FGV/EBAPE. Livre Docente pela Universidade Gama Filho - UGF, Professor Titular da  UNIGRANRIO, ex-Professor Pesquisador da UFRRJ. Tem longa experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão Educacional, Desenvolvimento Organizacional e Marketing.

  • Sávio Bittencourt

    Palestra: “Sustentabilidade no ensino e nas organizações”

    Líder do Laboratório de Sustentabilidade – Projeto FGV/EBAPE & Alcoa. Professor da PUC-Rio, e da FGV/EBAPE. Graduado em Direto, mestre em História e Doutor em Geografia, Sávio Bittencourt, é também Procurador de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, atuando em tutela do meio ambiente.

  • Sebastião Luiz de Mello

    Momento 50 Anos da Profissão

    Presidente do Conselho Federal de Administração (CFA). Administrador formado pela Universidade Católica Dom Bosco, mestre em Educação pela Universidad Técnica de Comercialización y Desarrollo, no Paraguai, e pós-graduado em Administração Universitária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente preside o Conselho Federal de Administração.

  • Tânia Fischer

    Oficina Pedagógica: “Mestrados profissionais”

    Presidente do Fórum Nacional de Mestrados Profissionais. Doutora em Administração com distinção e louvor pela Universidade de São Paulo, mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professora titular da Universidade Federal da Bahia e coordenadora do Centro Interdisciplinar em Desenvolvimento e Gestão Social (CIAGS).