25/10/2015 - Domingo - 1º dia
08:30 - 18:00

CREDENCIAMENTO E ENTREGA DE MATERIAL

10:30 - 12:30

OFICINAS PEDAGÓGICAS

Coordenador Geral : Carlos Roberto F. de Araujo - Diretor de Administração e Finanças da ANGRAD


1) SUSTENTABILIDADE E ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO - Sala Moderato 

Palestrante: Norman de Paula - ISAE
Coordenador: Antônio Carlos Dias Athayde - Conselheiro Fiscal da ANGRAD


2) MUDANÇAS NO PROJETO PEDAGÓGICO E O ENADE - Sala Adagio I

Palestrante: Nério Amboni - UDESC

Coordenadora: Maria do Carmo Costa - Equipe ANGRAD

3) METODOLOGIA E ELABORAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS  - Sala Allegro II

Palestrante: Manolita Lima - ESPM/SP e ANGRAD
Coordenador: Guilherme Marback Neto - Diretor de Publicações da ANGRAD


4) RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUSTENTABILIDADE - Sala Adagio II
Palestrante: Alexandre Pereira - Unisinos/RS
Coordenadora: Cláudia de Salles Stadtlober - Conselheira Fiscal da ANGRAD


5) O ASPECTO MULTIDIMENSIONAL DA AVALIAÇÃO DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO - Sala Presto
Palestrante: Flavio Vasconcelos - FGV/EBAPE

Coordenador: Agamêmnom Rocha Souza – Conselheiro Fiscal da ANGRAD


6) MESTRADOS PROFISSIONAIS - Sala Allegro I

Palestrante: Tânia Fischer - Fórum Nacional de Mestrados Profissionais
Coordenador: José Carlos Pacheco Coimbra - Diretor de Marketing da ANGRAD

12:30 - 14:30

INTERVALO PARA O ALMOÇO

14:30 - 18:00

VIII SENANGRAD - Auditório Vivace

Coordenador: Rui Otávio de Andrade - Conselheiro Consultivo da ANGRAD

“Padrão Enade: como planejar a aprendizagem e a avaliação num cenário de alta competitividade”

16:00 - 16:20

COFFEE BREAK

19:00 - 19:30

ABERTURA OFICIAL DO ENANGRAD

19:30 - 20:00

MOMENTO 50 ANOS DA ADMINISTRAÇÃO

20:00 - 21:00

PALESTRA MAGNA DE ABERTURA
TEMA: Administração e Sustentabilidade

Palestrante:

André Pereira de Carvalho

Pesquisador do Centro de Estudos em Sustentabilidade - GVces

Coordenador da Mesa:

Alexander Berndt

Fundador e Conselheiro Consultivo da ANGRAD

21:00

COQUETEL DE ABERTURA

26/10/2015 - Segunda-feira - 2º dia
08:20 - 10:00

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
Apresentação dos trabalhos selecionados

Coordenador Geral: Edson Kondo - Diretor de Ensino e Pesquisa da ANGRAD

COORDENADORES DAS ÁREAS TEMÁTICAS E DISTRIBUIÇÃO DAS SALAS DE APRESENTAÇÕES

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – ADP - Sala Cantata I
Coordenador - Álvaro Martim Guedes
Coordenador Adjunto - Paulo Ricardo Ceni Barreto

EMPREENDEDORISMO E GOVERNANÇA CORPORATIVA - EGC - Sala Presto
Coordenador - Rogério da Silva Nunes
Coordenador Adjunto - Andre Leite

ENSINO, PESQUISA E CAPACITAÇÃO DOCENTE – EPD - Sala Vivace
Coordenador - Manolita Correia Lima
Coordenador Adjunto - Carolina Maranhão

FINANÇAS - FIN - Sala Cantata II
Coordenador - Francisco Barone
Coordenador Adjunto - Deborah Moraes Zouain

GESTÃO DA SUSTENTABILIDADE - GDS - Sala Adagio II
Coordenador - José Carlos Barbieri
Coordenador Adjunto - Maria Tereza Saraiva de Souza

GESTÃO DE INFORMAÇÕES E TECNOLOGIA - GIT - Sala Adagio I
Coordenador - Evandro Echeverria
Coordenador Adjunto - Luciano Maciel Ribeiro

GESTÃO DE OPERAÇÕES E LOGÍSTICA - GOL - Sala Moderato
Coordenador - Rogério Augusto Profeta
Coordenador Adjunto - Getúlio Akabane

GESTÃO DE PROCESSOS E QUALIDADE - GPQ - Sala Preludio (26/10)
Coordenador - Isnard Marshall Jr.
Coordenador Adjunto - Elisa M. R. Sharland

GESTÃO DE PESSOAS E RELAÇÕES DE TRABALHO - GPT - Salas Allegro II e Preludio (26/10 a partir da 11:00hs)
Coordenador - Claudia de Salles Stadtlober
Coordenador Adjunto - Jairo Alano de Bittencourt

MARKETING - MKT - Sala Allegro I
Coordenador - Cláudio Ramacciotti
Coordenador Adjunto - Daniel Kamlot

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO – TGA - Sala Canon
Coordenadora - Isabela Regina Fornari Muller
Coordenador Adjunto - Nério Amboni

10:00 - 10:20

COFFEE BREAK

10:20 - 12:20

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
Continuação da Apresentação dos trabalhos selecionados

12:20 - 14:00

INTERVALO PARA O ALMOÇO

14:00 - 14:45

PALESTRA 1
SUSTENTABILIDADE NO ENSINO E NAS ORGANIZAÇÕES

Palestrante: Sávio Bittencourt – Coordenador do Laboratório de Sustentabilidade – Projeto FGV/EBAPE

Coordenador da Mesa: Alexander Berndt - Fundador e Conselheiro Consultivo da ANGRAD

14:50 - 15:45

CASO DE ENSINO DE ADMNISTRAÇÃO
FGV/EBAPE e ALCOA

Palestrantes:

Fábio Abdala -  Gerente de Sustentabilidade da Alcoa

Beralda Lima– Coordenadora do Núcleo de Estágio e Desenvolvimento de Carreiras FGV/EBAPE

Eric Talavera Campbell - Diretor Executivo da EQUAA (Education Quality Accreditation Agency)

Coordenador da Mesa: Henrique Heidtmann Neto – Diretor de Relações Internacionais da ANGRAD

15:45 - 16:15

COFFEE BREAK

16:15 - 18:00

PALESTRA 2
Momento 50 anos da profissão

Tema: Administração e Sustentabilidade

Palestrante: Jorge Miguel Samek - Diretor-Geral Brasileiro/ITAIPU Binacional

Coordenador: Gilberto Griebeler - Presidente do CRA-PR

18:00 - 19:00

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

1ª chamada às 18:00

2ª e última chamada às 18:30

19:00 - 20:00

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA - ELEIÇÕES

1ª chamada às 19:00

2ª e última chamada às 19:30

27/10/2015 - Terça-feira - 3º dia
08:00 - 11:20

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
Apresentação dos trabalhos selecionados

11:20 - 11:40

COFFEE BREAK

11:40 - 12:40

PADRÕES INTERNACIONAIS DE QUALIDADE PARA A GARANTIA DO APRENDIZADO DOS ALUNOS

(ASSURANCE OF LEARNING)

Palestrante:

RICHARD SORENSEN - Special Advisor AACSB / Dean Emeritus Virginia Tech
Carolina da Costa - Diretora Acadêmica de Graduação do Insper / ANGRAD

Coordenador da Mesa: Antonio Freitas - Conselheiro Consultivo da ANGRAD 

*Palestra terá tradução simultânea.

12:40 - 14:00

INTERVALO PARA O ALMOÇO

14:00 - 14:30

PREMIAÇÃO – PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA

14:30 - 16:30

XIX SEMINÁRIO NACIONAL ANGRAD/MEC/INEP/CFA/CNE

“Enade: Dúvidas e Soluções”

Palestrantes:

Claudia Griboski - Diretora do DAES/INEP
Mauro Kreuz – Diretor da Câmara de Formação Profissional do CFA
Joaquim José Soares Neto - Membro do CONAES

Coordenador da Mesa: Gildo Galindo – Vice-Presidente da ANGRAD

Alteração da Programação:

O compromisso do ENANGRAD é fornecer a discussão e o estudo de casos de interesse por palestrantes habilitados. Eventuais alterações na programação serão decorrentes de caso fortuito ou força maior. Caso algum palestrante não possa comparecer ao ENANGRAD, empenhará em esforços para substituir o palestrante ausente por outro apto a promover a discussão do tema conforme o programado.